25 de abril de 2010

Desvendando os Quadrinhos - Scott McCloud

O livro Desvendando Quadrinhos, de Scott McCloud, é recomendável para leigos e profissionais que queiram descobrir a engenharia que atua por trás da simplicidade de quadros, personagens e balões.
De maneira leve e divertida, o autor conta como definir os elementos básicos dos quadrinhos e como a mente processa sua linguagem. A obra aborda, também, a influência do tempo nas histórias, o que acontece entre um quadro e outro e a interação entre palavras, figuras e narração. Além disso, o autor teoriza sobre o processo criativo e suas implicações na arte em geral.

Ao mesmo tempo, ensina de maneira pratica, ilustrativa e simples como desenvolver tiras, histórias, criar e trabalhar figuras e personagens. Considerada best-seller, a obra do consagrado cartunista Scott McCloud foi premiada, em 1995, no 8º Troféu HQMix, como Melhor Livro Teórico deste segmento.

Um comentário:

Autor disse...

É mais que um livro, é uma vida. Mudou minha forma de fazer quadrinhos e tirou minhas dúvidas com relação a criação de personagens, quadros, textos e narrativa.

Indispensável para quem quer fazer ou já faz quadrinhos de todos os estilos e para todas as idades.

Scott é o cara!

Valeu! ;)